O projecto IDES-EDU irá contribuir para uma implementação optimizada e orientada às necessidades do mercado da Directiva Europeia relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) bem como facilitará o cumprimento das metas de longo prazo estabelecidas pela UE no que se refere à eficiência energética, à sustentabilidade da construção, à satisfação das exigências de conforto e da qualidade do ambiente interior, entre outras. O projecto IDES-EDU contribuirá para o início de uma transição fundamental no processo construtivo em que equipas de projectos multidisciplinares, trabalhando em conjunto desde a fase inicial do processo de concepção, serão fundamentais para garantir a qualidade do projecto, a minimização dos custos de construção e evitar problemas futuros, a maior parte das vezes caros e de difícil resolução.

Equipas multidisciplinares, com profissionais com competências abrangentes, são cada vez mais solicitados pelo mercado mas muito poucos conseguem dar resposta aos requisitos exigidos. Neste contexto, o projecto IDES-EDU, reuniu quinze universidades num consórcio para, num quadro europeu, formar e treinar profissionais capazes de terem uma abordagem integrada e abrangente de todas as questões relacionadas com a Eficiência Energética e a Sustentabilidade do Ambiente Construído.

A identificação das necessidades do mercado, a definição de objectivos e metas a atingir pelo projecto IDES-EDU assim como o controlo dos resultados obtidos estará a cargo de entidades de referência e de organizações sectoriais que integram, ou venham a integrar, os consórcios nacionais. Esses consórcios terão um papel preponderante na formação e no treino dos especialistas de acordo com as actuais exigências do mercado tendo em vista uma maior competitividade do sector no seio da UE.

Os conteúdos pedagógicos podem ser descarregados aqui ou em http://www.ides-edu.eu