Coberturas de Madeira

Seminário

Guimarães, 19 de Abril de 2012

Prof. Dr. Ing. Stefan Winter
Technische Universität München, Germany

Professor of Timber Structures and Building Construction Faculty for civil engineering and surveying and member of board of directors of the MPA BAU (Material testing laboratory) at the Technische Universität München. Since 1993 is co-owner of a company of consulting civil engineers (bauart Konstruktions GmbH & Co. KG), headquartered in Lauterbach/Hesse with branch offices in Munich and Darmstadt. Member of a number of national and European standardization committees. Check engineer for structural analysis of timber structures (Prüfingenieur für Baustatik, Fachrichtung Holzbau), appointed by the government of Bavaria Publicly appointed and sworn expert for timber structures. Member of IABSE, VPI, VBI, Chamber of Engineers in Hesse and Bavaria.


Prof. Paulo B. Lourenço
Universidade do Minho, Portugal

Paulo B. LOURENÇO é professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e Diretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1990 e doutorou-se pela Universidade Técnica de Delft, Países Baixos em 1996. Especializou-se na área dos ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica. É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de cinquenta monumentos, incluindo diversos casos classificados como Património da Humanidade tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo em Tomar, o castelo de Guimarães, o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) ou a Catedral da Cantuária (Reino Unido). É coordenador do Mestrado Europeu Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas. É editor do International Journal of Architectural Heritage: Conservation, Analysis and Restoration e co-editor da série de conferências Structural Analysis of Historical Constructions. É membro do Comité em Estruturas Históricas do International Council of Monuments and Sites – ICOMOS e Presidente do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal. É supervisor de 40 estudantes de doutoramento (24 concluídos) e coordenador de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. É autor de 700 publicações técnicas e científicas no domínio das estruturas de alvenaria, betão e madeira.


Prof. Raimundo Mendes da Silva
Universidade de Coimbra, Portugal

Docente do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC desde 1986, onde é Professor Associado desde 2010, leciona atualmente no Mestrado Integrado em Engenharia Civil, no Programa Doutoral em Engenharia Civil, No Mestrado em Conservação e Restauro, no Mestrado em Gestão e Programação do Património Cultural e nos Mestrados e Doutoramentos em "Energia para a Sustentabilidade" no âmbito do projeto MIT-Portugal, nas áreas da Tecnologia das Construções, Reabilitação não estrutural, Sustentabilidade da Construção e Políticas de Promoção e Salvaguarda do Património Edificado. Investigador do Centro de Investigação em Ciências da Construção, do ITECONS e do IPN, nos mesmos domínios da lecionação. Membro das Comissões do CIB-W023 (Masonry structures) e W086 (Building pathology). É atualmente diretor do Departamento de Engenharia Civil da F.C.T.U.C., curador da Candidatura a património Mundial "Universidade de Coimbra – Alta e Sofia", membro do Conselho Consultivo do ICOMOS – Portugal e Vice-Presidente do Instituto Pedro Nunes – Associação para Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Inovação – Coimbra.


Dr.ª Helena Cruz
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Engenheira Civil pelo IST e doutorada pela Universidade de Brighton. Investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde iniciou a sua atividade em 1984. Desenvolve a sua atividade sobretudo no âmbito da inspeção, diagnóstico, avaliação da segurança, tratamento e reforço de estruturas de madeira, bem como no apoio ao desenvolvimento e caracterização de produtos e sistemas construtivos e à especificação e aplicação de madeiras para a construção de edifícios. Tem participado em diversos projetos de investigação nestas áreas, colaborado em ações de formação pós-graduada e realizado numerosos estudos e pareceres por contrato solicitados por entidades públicas ou particulares no âmbito das atividades referidas.


Prof. Jorge M. Branco
Universidade do Minho, Portugal

Jorge M. Branco é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolve investigação na área das construções de madeira. É especialista nos domínios das estruturas de madeira, desde a caracterização da madeira, conceção de ligações ao diagnóstico e reforço de elementos e ligações de madeira. Tem-se dedicado à avaliação da robustez de estruturas, em particular, daquelas localizadas em zonas sísmicas. As análises de ciclo de vida e avaliação da sustentabilidade das construções de madeira são objetivos de investigação recentes. É secretário do Comité Técnico da RILEM "Reforço de Elementos de Madeira de Estruturas Existentes", delegado nacional à ação COST FP1101 "Avaliação, Reforço e Monitorização de Estruturas de Madeira" e membro da comissão de normalização CT14.


Eng. Filipe Ferreira
Augusto de Oliveira Ferreira & Ca Lda., Portugal

O Engenheiro Filipe Ferreira licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1982 e defendeu a sua tese de mestrado com o tema "Caracterização da Ação da Água em Edifícios de Pedra", na Universidade do Minho em 2004. Foi assistente convidado da Universidade do Minho (UM) entre 1992 e 2009, nas licenciaturas em Engenharia Civil e Arquitetura. É atualmente professor na Escola Superior Gallaecia, na licenciatura em Arquitetura. Pertence à direção do GECoRPA – Grémio do Património. É membro individual da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites). É administrador da empresa AOF, que se dedica à Conservação e Restauro do património, estando ligado a diversas intervenções em imóveis classificados e outros, nomeadamente, a Sé Catedral do Porto, a Torre da Universidade de Coimbra, o Convento de Corpus Christi, em V. N. Gaia, a Casa de Serralves, a Igreja da Lapa, e Palácio da Bolsa no Porto.


Eng. Sílvia Fernandes
Carmo Estruturas, Portugal

A Engenheira Sílvia Fernandes licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2002 e frequentou entre 2007 e 2009 a pós-graduação em construção metálica e mista da Universidade de Coimbra. É projetista de estruturas de madeira na empresa Carmo Estruturas em Madeira S.A desde 2005 tendo tido a mesma função na empresa Sotrim entre 2003 e 2005. Foi já oradora convidada de algumas reuniões científicas e técnicas entre as quais se destacam: Fórum internacional de tecnologia da construção na FEUP-TECCON 2009 e dia do departamento de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Viseu em 2007.


Arq. Rui Rosmaninho
Câmara Municipal de Anadia, Portugal

O Arquiteto Rui Rosmaninho licenciou-se em Arquitetura, Ramo de Arquitetura e Tecnologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1997. Encontra-se ao serviço da Câmara Municipal de Anadia desde Dezembro de 1996. Exerce arquitetura em termos de profissional liberal, tanto a nível individual como também na colaboração com outros colegas e gabinetes. É projetista de algumas obras de madeira de referência nacional como são os complexos de piscinas municipais de Anadia, Almeida, Estarreja e o aclamado Velódromo Nacional Centro de Alto Rendimento de Anadia.


Manuel García Barbero
Architect, Spain

Studied architecture at the universities ETSA-Sevilla (Spain), RWTH-Aachen (Germany), TU-Berlin (Germany) and TU-Graz (Austria). Obtained a specialist's degree in bioclimatic architecture at the Technical University Graz (TU Graz), and has since then focused his activities on wood construction and energy efficiency in construction. Furthermore, he visited a Master's degree in wood construction at the University of Linz in Austria, and he is currently taking a Master's degree on wood structures at the University of Santiago de Compostela in Spain. He has worked for various architectural firms in Berlin (Germany), Graz (Austria), Vienna (Austria), Murcia (Spain) and Almería (Spain). His projects comprise the restoration of wooden structures in religious and public buildings, the construction of new buildings using the energy-efficient system of timber frames, and the conversion of a building dating from the 18th century into a countryside hotel with a class A energy efficiency rating, which was achieved by using a prefabricated cross-laminated timber construction system. He started to work together with AIDIMA in 2006, and he has since then helped to design new technical perspectives on the use of wood in construction by collaborating in different research projects. Some of the findings have been recently published in a manual for parametrical wood construction. Ever since 2005 Manuel García has acted as the technical consultant of ProHolz Austria in Spain, where his tasks have included the publication of different technical and general documents, supervising the launch of the Spanish versions of the online database dataholz.com and the calculation programme cltdesigner.at, the organisation of technical seminars on the Iberian peninsula, the organisation of new ProHolz – Impulsos – Courses and the coordination of other activities in Spain for the members of ProHolz.


Eng. Pedro Nunes Lourenço
Umbelino Monteiro S.A, Portugal

O Engenheiro Pedro Nunes Lourenço licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro em 2008 tendo concluído em 2011 um Curso de Formação Avançada em "Eficiência Energética e Energias Renováveis" na mesma universidade. É desde 2010, diretor técnico na Umbelino Monteiro S.A. tendo a responsabilidade de coordenação do departamento técnico; desenvolvimento de soluções construtivas, apoio em obra, gestão de patologias e reclamações dos produtos da fábrica; desenvolvimento de documentação técnica e apoio a projeto. È ainda gestor de negócios de sistemas de Construção Sustentável – SOLESIA Telhas Solares Fotovoltaicas.


Eng.º David Rifá
FUPICSA, Espanha

O Engenheiro David Rifá licenciou-se em 1997 pela Universidade de Zaragoça com o título de Ingeniero Técnico Industrial, Especialidad Mecánica, Intensificación Estructuras. Em 1998 frequentou o curso de mestrado Materiaux Bois et mise en œuvre dans la construction da E.N.S.T.I.B, Epinal, França. Até 2001 foi Técnico-comercial da Finnforest France. De 2001 a 2010 foi o diretor da divisão de estruturas da Finnforest Ibérica. Entre os vários projetos em que participou destaca-se a coordenação de algumas obras de referência como a Cúpula del Centro de Ocio" Las Arenas" em Barcelona e o Metropol Parasol em Sevilha. Integra desde 2012 o departamento técnico da empresa catalã FUPICSA.


Prof. Yves Weinand
Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne EPFL, Switzerland

Yves Weinand obtained his architecture diploma in 1986 at the Institut supérieur d'architecture Saint-Luc in Liège/Belgium. After having worked as independent architect in Helsinki/Finland, in New York/USA and in Brussels/Belgium, he studied civil engineering at the Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne EPFL, obtaining his diploma in 1994. Assistant at the chair of structures at the Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen, Germany, he presented his PhD-thesis "Sichtbare Spannungen", in 1998. Since 1996, Yves Weinand is owner of the Bureau d'Etudes Weinand, structural engineers and architects consulting in Liège/Belgium. In 2001, he was nominated ordinary professor at the Institute of Structures, Faculty of Architecture at the Technische Universität Graz/Austria. Since 2004, he is professor and head of the Laboratory for timber constructions IBOIS at the Ecole Polytechnique Fédérale, Lausanne/Switzerland.