Paulo B. LOURENÇO é professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e Diretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1990 e doutorou-se pela Universidade Técnica de Delft, Países Baixos em 1996. Especializou-se na área dos ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica. É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de cinquenta monumentos, incluindo diversos casos classificados como Património da Humanidade tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo em Tomar, o castelo de Guimarães, o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) ou a Catedral da Cantuária (Reino Unido). É coordenador do Mestrado Europeu Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas. É editor do International Journal of Architectural Heritage: Conservation, Analysis and Restoration e co-editor da série de conferências Structural Analysis of Historical Constructions. É membro do Comité em Estruturas Históricas do International Council of Monuments and Sites – ICOMOS e Presidente do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal. É supervisor de 40 estudantes de doutoramento (24 concluídos) e coordenador de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. É autor de 700 publicações técnicas e científicas no domínio das estruturas de alvenaria, betão e madeira.
Miguel Nevado, Arquiteto pela Universidade de Valhadolid, após de mais de uma década ligado ao associativismo na área das madeiras (AITIM), é um dos mais importantes consultores espanhóis na área das construções em madeira. Projetista de algumas das mais recentes realizações em CLT em Espanha, é autor de alguns dos livros de referência na conceção, projeto e cálculo de estruturas de madeira publicados em castelhano.
Alexandre Teixeira da silva , desenvolve o seu trabalho desde 1993 como Arquitecto pesquisando sistematicamente a relação entre a Forma a Métrica e os Materiais. Ao longo do percurso profissional vai ensaiando em diversas tipologias de edifícios soluções construtivas em Betão , Metálicas tendo nos últimos trabalhado essencialmente com Madeira. Desenvolve o seu trabalho maioritariamente em coautoria com Miguel Ribeiro de Sousa. É responsável pelo departamento de IdI da Modular System.Nomeação para prémios na área da arquitectura ambiente e sustentabilidade, Prémio Secil de arquitectura, Greenprojectsawards, Prémio ambiente COFACO, wallpaper design awards, PNAM.
Manuela Almeida é Professora Associada do Departamento de Engenharia de Civil da Universidade do Minho e coordenadora do grupo de investigação em Construção Sustentável. Desenvolve a sua atividade científica nas áreas da Eficiência Energética e Desenvolvimento Sustentável. Coordena e participa em vários projetos de investigação internacionais e nacionais nas áreas de desempenho térmico de edifícios, nZEB, conservação e reabilitação de edifícios e construção sustentável.
Jorge M. Branco é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolve investigação na área das construções de madeira. É especialista nos domínios das estruturas de madeira, desde a caracterização da madeira, conceção de ligações ao diagnóstico e reforço de elementos e ligações de madeira. Tem-se dedicado à avaliação da robustez de estruturas, em particular, daquelas localizadas em zonas sísmicas. As análises de ciclo de vida e avaliação da sustentabilidade das construções de madeira são objetivos de investigação recentes. É Chair do Comité Técnico da RILEM “Reforço de Elementos de Madeira de Estruturas Existentes”, membro da comissão de normalização CT14 e integra a comissão instaladora da Associação Portuguesa da Construção em Madeira e Derivados.
Paulo Couto é Economista pela Faculdade de Economia do Porto, com uma pós graduação em Marketing (MBA) pela Porto Business School. Desde 1997 desenvolve a sua actividade profissional no domínio da Industria Química, desde a gestão de processos de Investigação & Desenvolvimento Laboratoriais até à elaboração e execução de Planos de Marketing para os mercados Nacional e Internacionais. Em 2011 cria o projecto Wood for Life, totalmente enfocado na criação de novas soluções e de uma nova abordagem para o tratamento e revestimentos das Madeiras em processos de construção e reabilitação. Apaixonado pelos Açores, desde finais de 2013 desenvolve projeto, que se pretende icónico, no combate à infestação pela Térmita da Madeira Seca e revalorização da utilização da Madeira de Criptoméria, produzida localmente em quantidades significativas.
Ana Loureiro e Fernando Coelho, Arquitectos pela Universidade Lusíada do Porto , Formam em 2002 o Atelier de Arquitectura em Felgueiras, que mais tarde se converte numa sociedade a FCCArquitectura, desenvolvem projectos de várias escalas e diversos programas essencialmente no campo de obras privadas, em edifícios de utilização pública têm uma vasta obra em reconstrução e alteração de Igrejas, centros paroquiais, casas Mortuárias, Igreja Nova de Lagares. 1º Lugar no concurso de ideias para estádio Universitário do Porto Prémio internacional “Best off Wine Turism” em Arquitectura e paisagem, com o Hotel Monverde. Prémio Building of the Year 2016, hospitality architecture, com o Cella bar.
Julia Ahvenainen obtained her diploma in wood technology at the Helsinki University of Technology in 1999. Since then she has worked in the timber industry in various countries (Finland, Germany, Austria, Spain) and various positions (innovation, project management, sales). She also participated the master program of structural timber engineering at the University of Santiago de Compostela and got her diploma in 2012. Now Julia works as Innovation Manager in Stora Enso Building and Living and she is also responsible for Cross Laminated Timber (CLT) sales in Iberian Peninsula.
Hélder S. Sousa, Engenheiro Civil pela Universidade do Minho em 2009, realizou o seu doutoramento em 2013, igualmente na Universidade do Minho, em 2013 sobre metodologias de avaliação de segurança de elementos existentes em madeira. O seu domínio de investigação abrange a avaliação de segurança através de ensaios não destrutivos, com especial relevância na inspeção visual, e na análise de fiabilidade estrutural, sendo autor de diversas publicações, em conferência e revista, nessa área. Atualmente desenvolve investigação no domínio de dimensionamento de edifícios com materiais inovadores em madeira.
João Paulo Correia Rodrigues é atualmente Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. Licenciado em Engenharia Civil, em 1991, Mestre em Engenharia Civil, em 1994, pela Universidade de Coimbra, Doutor em Engenharia Civil, em 2001, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Agregado em Engenharia Civil, em 2014, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Especialista em Engenharia de Segurança ao Incêndio. Coordenador dos Mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos e Doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio da Universidade de Coimbra. Professor de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra e em várias dezenas de cursos de formação em segurança contra incêndios de edifícios. Autor de dezenas de palestras em eventos nacionais e internacionais, alguns dos quais em Universidades Brasileiras. Orientador de dezenas de teses de mestrado e algumas de doutoramento. Algumas das teses foram realizadas em cotutela entre a Universidade de Coimbra e Universidades / Professores de Universidades Brasileiras. Membro de várias comissões científicas e organizadoras de congressos nacionais e internacionais em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança ao Incêndio. Membro de vários grupos científicos internacionais: CIB_W014_Fogo, ASTM E05_Normas de Fogo, RILEM TCs HTC e HPB: Concrete at High Temperatures, TC3_Fire da ECCS, TG 4.3_Fire Design of Concrete Structures do FIB, IAFSS, COST TU0904_Integrated Fire Engineering and Response e ISO TC 92 SC4_Fire Safety Engineering. Coordenador de projetos de investigação e de reequipamento Nacionais e projetos de investigação Europeus. Autor de cerca de três centenas de artigos científicos (revistas científicas internacionais classificadas e não classificadas, revistas nacionais, congressos internacionais e nacionais). Presidente da Associação Luso-Brasileira para a Segurança Contra Incêndio.
Carlos Castanheira é arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto 1976-1981. Viveu em Amsterdão de 1981 a 1990 onde trabalhou como arquiteto e frequentou o Curso de Arquitetura da Academie voor Bouwkunst van Amsterdam. Em 1993 cria o escritório de arquitetura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos Ldª com a arquiteta Maria Clara Bastai. Desenvolvendo a atividade essencialmente no campo das obras privadas, tem participado em júris de concursos de arquitetura, conferências, orientando cursos, comissariado e organizado exposições, editando e publicando livros e catálogos. Desde estudante que colabora com o arquiteto Álvaro Siza em projetos em Portugal mas sobretudo no estrangeiro. Responsável pela coordenação das atividades da Casa da Arquitectura. Prémio de Construção em Madeira 2005 – AIMMP. Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2011 – AFN/MA