carloschastre

Carlos Chastre
FCT-UNL

Carlos Chastre, 1966, Lisboa. Engenheiro Civil (1989) e Mestre em Engenharia de Estruturas (1993) pelo Instituto Superior Técnico, Doutor em Engenharia Civil / Estruturas (2005) pela Universidade NOVA de Lisboa. Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade NOVA de Lisboa, onde é o Regente da disciplina de Reforço e Reparação de Estruturas e Diretor do Laboratório de Estruturas. É membro efetivo do centro de investigação CERIS/ICIST, da Comissão 6 da fib e do corpo editorial do International Journal of Concrete Structures and Materials (Springer). Vencedor do Prémio Nacional de Inovação BES na área de Novos Materiais e Tecnologias Industriais em 2009.

carlospina

Carlos Pina dos Santos
LNEC

Carlos Alberto Pina Santos, é licenciado em Engenharia Civil (IST, 1978) e doutorado em Engenharia Civil (IST, 1993). Investigador Principal do Departamento de Edifícios do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Responsável por projetos e estudos de investigação, programada e por contrato, nos domínios da segurança contra incêndio em edifícios e da qualidade e desempenho térmico dos edifícios.

cristinaverissimo

Cristina Verissimo
CVDB e UDalhousie

Socia gerente da CVDB arquitectos. Licenciou-se na FA-UTL e tem Mestrado em Arquitectura pela Universidade de Harvard – GSD. Trabalhou no atelier Zaha Hadid em Londres. Tem sido júri em várias universidades: Hong Kong, Europa, Argentina, Canada. É Assistant Professor of Practice at Dalhousie University, School of architecture, Canada. Está a desenvolver o doutoramento sobre novas possibilidades no uso da cortiça em Arquitectura.

dinafrade

Dina Frade
Secil Argamassas

Responsável do Departamento Técnico da Secil Argamassas, onde trabalha desde 1996 e é responsável não só pelo controlo de qualidade, apoio técnico em obra, mas também pelo desenvolvimento de novos produtos e soluções na área da Cal Hidráulica e Argamassas industriais.

fernandopinho

Fernando Pinho
FCT-UNL

Fernando Pinho, é licenciado em Engª. Civil (1988) e mestre em construção pelo IST (1996). Até 2001 trabalhou em empresas privadas de projeto, construção e fiscalização de obras; participou no ensino da disciplina Processos Gerais de Construção do IST e lecionou Estabilidade e Betão Armado e Pré-Esforçado I no Inst. Politécnico Autónomo. Desde 1998 é docente do DEC FCT UNL, nas áreas de Materiais de Construção; Tecnologias da Construção e de Revestimentos; Organização, Gestão e Planeamento de Obras; Projeto de Construção; Reforço e Reparação de Estruturas e Competências Transversais em Ciências e Tecnologias. Em 2007 concluiu o doutoramento em Engª. Civil pela UNL. Participa em projetos de investigação, organização de cursos, conferências e congressos nacionais e internacionais. É autor/co-autor de diversos pareceres técnicos e publicações científicas.

Graça Vasconcelos

Graça Vasconcelos
Universidade do Minho

Graça Vasconcelos é Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e membro do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE). Os interesses científicos principais são a alvenaria estrutural e não estrutural, madeira e caracterização experimental. Tem estado envolvida em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais com coordenação de dois projetos nacionais, editora associada da revista Open Construction and Building Technology Journal, Bentham Open e revisora de diversos artigos de revistas internacionais. Tem cerca de 20 publicações em revistas internacionais ISI e tem estado envolvida também na organização de congressos e seminários nacionais e internacionais.

avila

José M. Ávila e Sousa
Grupo Preceram

José Manuel de Ávila e Sousa licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra em 1990. Tem consolidado a sua formação através da participação em seminários, conferências e eventos internacionais, mantendo um contacto estreito com o meio científico. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Técnico do Grupo Preceram, sendo também responsável pelo Departamento de Comunicação e Imagem. Entusiasta dos temas da sustentabilidade e inovação, no âmbito dos produtos destinados à construção, coordena ainda a investigação e desenvolvimento de novos produtos nas empresas do grupo.

Luis Mateus

Luis Mateus
IST, Monumenta

Engenheiro Civil e Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico. Integrou o grupo empresarial STAP em 2002. Desde 2003 integra a empresa Monumenta, do grupo STAP, dedicada exclusivamente a intervenções sobre construções antigas e património arquitectónico, onde tem desenvolvido actividade de produção. Integrou a equipa de I&D da MONUMENTA no projecto internacional NIKER e colaborou noutros projectos de I&D em contexto empresarial. Convidado, desde 2011, para apoio à docência no Mestrado de Construção e Reabilitação do IST, na temática da construção em terra, sobre a qual desenvolve actualmente trabalhos de doutoramento no IST e LNEC.

Luis Ramos

Luis Ramos
Universidade do Minho

Luís F. Ramos é Doutorado em Estruturas pela Universidade do Minho e Professor Auxiliar da mesma Universidade desde 2007. As suas principais áreas de investigação e ensino estão relacionadas com inspeção e diagnóstico estrutural recorrendo a ensaios não destrutivos e aplicadas a construções antigas, incluindo as históricas. É investigador do ISISE - Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia – onde tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais. Realiza também trabalhos de consultoria relacionados com a ensaios não destrutivos, identificação dinâmica, monitorização de estruturas e análise e reforço de estruturas de alvenaria. Recentemente, foi coordenador do Projeto de investigação HiLoTec – Desenvolvimento de uma solução construtiva de tecnologia mista para autoconstrução sustentável, onde uma solução baseada em blocos de terra compactada para alvenaria estrutural foi desenvolvida para países emergentes com sismicidade moderada. Luís F. Ramos é autor e co-autor de duas centenas de publicações, incluindo artigos científicos e pareceres técnicos, e participa regularmente em encontros científicos como orador e membro da comissão científica.

Manuela Almeida

Manuela Almeida
Universidade do Minho

É Professora Associada do Departamento de Engenharia de Civil da Universidade do Minho. É coordenadora do grupo de investigação em Construção Sustentável, membro da direção do Centro de Investigação Território, Ambiente e Construção (CTAC) e membro das direções dos programas de doutoramento em Sustentabilidade do Ambiente Construído e em Engenharia Civil. É membro da direção da iiSBE Portugal - Iniciativa Internacional para um Ambiente Construído Sustentável - e membro de várias associações científicas e técnicas nacionais e internacionais nas áreas da Eficiência Energética e Desenvolvimento Sustentável. Coordena e participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas de desempenho térmico de edifícios, nZEB, conservação e reabilitação de edifícios e construção sustentável. É autora e co-autora de mais de 200 publicações, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas internacionais e nacionais, artigos em conferências internacionais e nacionais e tem duas patentes.

Paulo Lourenço

Paulo B. Lourenço
Universidade do Minho

Professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e Codiretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1990 e doutorou-se pela Universidade Técnica de Delft, Países Baixos em 1996. Especializou-se na área dos ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica. É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de cinquenta monumentos, incluindo diversos casos classificados como Património da Humanidade tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo em Tomar, o castelo de Guimarães, o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) ou a Catedral da Cantuária (Reino Unido). É especialista em construção moderna em alvenaria, tendo trabalhado como projetista ou consultor em inúmeras aplicações em alvenaria estrutural e não estrutural. É ainda coordenador do Mestrado Europeu Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, e editor do International Journal of Architectural Heritage.

Rita Bento

Rita Bento
IST

Rita Bento é licenciada em Engenharia Civil, Ramo de Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico, tendo recebido o Prémio Edgar Cardoso em 1986. É Mestre (MSc) em Engenharia Sísmica pelo Imperial College, Londres e Doutorada em Engenharia de Estruturas de novo pelo IST, Universidade de Lisboa. É, desde 1984, docente do DECivil do IST, no qual desempenha funções como Professora Associada com Agregação, sendo, atualmente, Presidente do ICIST – Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do IST. A sua área de investigação é a Engenharia Sísmica, estando envolvida há mais de 10 anos no estudo da vulnerabilidade sísmica do parque habitacional construído em alvenaria, em particular na cidade de Lisboa. É autora ou co-autora de mais de 150 publicações, entre artigos científicos, livros ou capítulos de livros.

rodolforeis

Rodolfo Reis
CVDB

Rodolfo Reis colabora com a CVDB Arquitectos desde 2009. É licenciado pela Faculdade de Arquitectura - ULisboa (2006), tendo Integrado o programa europeu de intercâmbio académico (Erasmus) na Facolta' di Architettura da Università degli Studi Roma Tre (2004). Concluiu o Mestrado em Construção e Reabilitação no Instituto Superior Técnico - ULisboa (2014) com especialização em Conservação e Salvaguarda do Património Arquitectónico. Trabalhou com Carlos Ferrater, em Barcelona (2006-2009), e com Catarina & Rita Almada Negreiros, em Lisboa (2005).